Pages

Subscribe:

Harmonia No Seu Melhor

Carlos Kotty - Lisboa, Portugal | Sábado | 01 de Março de 2008



O alto astral e a alegria do público dão o tempero de emoção ao CD do grupo Harmonia do Samba ´Esse Som Vai Te Levar - Ao Vivo´. Além dos hits já consagrados, o álbum traz novas e dançantes composições


Recém-chegado das férias com toda a família (Carla Perez e os filhos Camilly Victoria e Victor Alexandre), nos Estados Unidos, Xanddy falou, num bate-papo exclusivo com o Zoeira, sobre o novo trabalho ao vivo.




O vocalista lembrou, inclusive, do início do grupo, que começou a fazer sucesso através de fitas piratas, gravadas em seus shows pelos fãs que queriam ter em mãos as músicas que sequer tinham previsão de ser gravadas. O primeiro registro sonoro oficial foi justamente num álbum ao vivo, o CD ´Harmonia do Samba´ (1999).



Desta vez, o CD foi gravado durante a apresentação realizada na Estação Ed Dez, em Salvador. Uma verdadeira celebração ao lado dos que apoiaram Xanddy, Roque Cezar, Bimba, Martins, Luciano e toda família Harmonia do Samba.



´O mais legal foi poder ouvir o público cantando as músicas junto com a gente. Cantando, inclusive músicas que nunca tínhamos tocado em shows. Foi uma grande emoção´, afirma o vocalista.



O novo trabalho ganhou forma após um ano do lançamento de ´Esse Som Vai Te Levar´, gravado em estúdio. ´O repertório é muito legal e poderia ser trabalhado por mais tempo. Por isso decidimos regravar, e para dar um presente ao público, decidimos colocar algumas faixas inéditas´, conta Xanddy.


Quatro faixas do disco de estúdio (´Amor de Fã´, ´Xeque Mate´, ´Eu Pulo´ e ´Rebolado Dela´) cedem lugar às cinco inéditas: ´Batida de Rua´, ´O Caldeirão Vai Ferver´, ´Remelexexer´, ´Bala Negão´ e ´Onde o Samba Rola´.




´Batida de Rua´ foi a faixa escolhida para trabalhar o nono CD do grupo. Sua letra faz referência direta ao que a Bahia e bandas oriundas de lá têm de mais marcante: a música que nasce nas ruas.

´No Carnaval, tivemos ótimas surpresas. Caetano Veloso e Ivete Sangalo pediram para eu tocar a música preferida deles, ´A batida da rua´, uma das mais tocadas em Salvador´, comenta o cantor entusiasmado.

O grupo, que já comemora o sucesso na Bahia, pretende levar o seu som para todo o Brasil e planeja uma passagem por aqui. ´Estamos morrendo de saudade de Fortaleza e queremos ir em breve. A cidade é linda. Inclusive foi onde passei uma das melhores férias de minha vida. Adoro ir estar por aí´, revela.

Pirataria

Em 1998, o grupo começou a fazer sucesso através dos chamados paredões de sons que tocavam fitas gravadas num show do grupo. ´Era um projeto experimental ainda, mas acabou vazando e fazendo sucesso´, lembra Xanddy.

No entanto, o caminho de gravar CDs de divulgação nos shows acaba prejudicando o próprio artista, segundo alerta o próprio vocalista.

´A pirataria é uma coisa errada. E acaba tirando do mercado fonográfico, a possibilidade de investir mais em novos talentos´, ressalta o cantor. Assim, o grupo, que deve lançar um DVD acústico em outubro, prefere continuar acreditando no mercado musical.

Izakeline Ribeiro
Repórter



´Esse som vai te levar - Ao vivo´
Track list:

1. Suingue e Sangue Bom
2. Samba Merengue
3. Batida de Rua
4. Segura a Peteca
5. Mar de Gente
6. Paixão Verdadeira
7. O Caldeirão Vai Ferver
8. Tô na Balada
9. Nega do Balacobaco
10. Remelexexer
11. Ta Pensando O Que?
12. Romance Virtual
13. Bala Negão
14. Pra Lá Que Eu Vou
15. Onde o Samba Rola



Cortesia ddn